segunda-feira, 27 de maio de 2024

Formação continuada do curso de Formação Inicial para Alfabetizadores(as) e Educação de Jovens, Adultos e Idosos - 24/05/2024

Na noite de sexta-feira (24/05/2024), às 19h15min, teve início o encontro no qual foram abordadas diversas pautas pertinentes à gestão e desenvolvimento de projetos educacionais. Durante o encontro, foi anunciada a realização de uma reunião agendada para o dia 29 de maio de 2024, destinada aos alfabetizadores, com o propósito de discutir a organização das turmas, e dia 06/06/2024 às 14h no Colégio CESAS, evento de lançamento da Nova política Nacional de EJA.
O diretor, Edmilson, proferiu comentários acerca da oficina que será conduzida ao longo do encontro, além de apresentar os novos participantes do curso. A coordenadora, Madalena, introduziu o projeto destinado aos recém-chegados ao curso.



Como atividade do encontro passado, a pesquisa dos autores que os cursistas não tiveram contato, Ana Cláudia pesquisou sobre Ângela Davis e outros autores, Lucilene pesquisou a Elise Ottesen-Jensen, Bárbara pesquisou sobre Sara Lidman e Mao Tse-Tung. 
Adicionalmente, a coordenadora Madalena compartilhou a informação de que a Secretaria de Cultura disponibilizou um montante de 150.000 reais para o projeto do CEPAFRE. No entanto, salientou a exigência de um profissional experiente para lidar com as questões burocráticas, a fim de assegurar a efetivação dos benefícios concedidos, enquanto explicava as dificuldades enfrentadas no atual cenário.
Por fim, foi comunicado que o edital para o Programa DF Alfabetizado terá início no corrente ano, e que o edital está no grupo de WhatsApp de Formação. Além disso, foi recomendada a leitura da obra “Pedagogia da Autonomia”, de Paulo Freire, visando embasar futuros trabalhos em grupo. Logo em seguida, Madalena convidou a todos para o lanche que ocorreu às 19h41min.
Às 19h52min, Lucilene, uma das participantes do curso de formação, conduziu uma exposição sobre os materiais a serem utilizados na oficina de matemática. Ela apresentou um jogo denominado "Nunca 10", adaptado para "Ganha 10", que se destina a ser empregado tanto com crianças quanto com adultos. O referido jogo tem por finalidade introduzir conceitos de unidade, dezena e centena. Lucilene forneceu aos participantes uma folha na qual desenharam mãos, bem como números de 0 a 9, ligas e palitos de picolé. O jogo foi estruturado em duplas, cada uma delas recebendo um conjunto de dados. Os cursistas foram divididos em grupos A e B. Durante o jogo, ao lançar os dados, os cursistas colocavam os palitos nos dedos das mãos desenhadas no papel, conforme o número obtido, com o objetivo de acumular 10 palitos em uma mão.
Posteriormente, foi debatido o desafio que os alfabetizandos enfrentam na sistematização da resolução de operações matemáticas. A coordenadora, Madalena, reiterou a importância de elaborar perguntas de forma adequada e evitar fazer suposições sobre a capacidade dos alfabetizandos em respondê-las. 
Em seguida, outro jogo foi apresentado, consistindo em cartazes com as palavras “soltos”, “montinhos” e "Montão”. Em duplas, utilizando dois dados, os participantes precisavam associar os valores dos dados com os números nos cartazes, representando-os com palitos. Ao acumular 10 palitos, eram agrupados em um montinho; ao formar 10 montinhos, eram agrupados em um montão.
Edmilson introduziu o jogo "Mancala africana", disponível na plataforma digital Play Store. O jogo envolve um tabuleiro com seis casas em cada lado, contendo 24 pedrinhas, e o objetivo é alcançar 25 pontos. Ao chegar ao final do tabuleiro do grupo A ou B, pontos são acumulados. Regras adicionais incluem a distribuição obrigatória de pedras quando uma casa atinge 12 unidades e a possibilidade de capturar pedrinhas do oponente. O jogo foi demonstrado inicialmente no quadro e, posteriormente, com material concreto.
Por fim, os participantes realizaram uma atividade de dobradura de papel, resultando na criação de um cartão decorativo que poderá ser utilizados para mensagens diversas, como bilhetes, recados, cartas, entre outros. O encerramento se deu às 21h42min.




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