Na noite de sexta-feira (17/05/2024), de 19 às 22h, ocorreu mais um encontro de formação continuada, cujo tema foi Cinema e Alfabetização de jovens, adultos e idosos trabalhadores e o Centenário de Paulo Freire.
Neste encontro foram abordados vários assuntos, quais sejam:
- Difícil acesso às tecnologias, a exemplo da experiência de uma alfabetizadora que tentou utilizar o celular com os alfabetizandos antes que eles soubessem ler o mínimo, no sentido de identificar, pelo menos, o alfabeto no teclado, além do que havia poucos aparelhos celulares em sala;
- Interpretação diversa de filmes e formação de opinião;
- Cinema como uma ferramenta para discutir cultura e outras temáticas em geral, destacando a importância de compreender a linguagem do cinema, como imagem, som, luz e sombra, trilha sonora, gênero e o roteiro da temática.
O cinema é visto como um recurso educativo valioso, sendo um meio para trabalhar com imagem e conteúdo, facilitando a interpretação e compreensão crítica. Detalhes técnicos e a utilização de imagens são essenciais para o processo de ensino e aprendizagem.
Foi apresentado em Ppt “O centenário de Paulo Freire”, sua biografia, suas contribuições para a educação no Brasil e no mundo e sua vasta obra.
Freire nasceu em 19/09/1921 em Recife e faleceu em 02/05/1997 em São Paulo.
Para escrever seus livros, Paulo Freire levou em conta as seguintes questões: classe social, experiências sociais, subjetividade e conscientização, educação popular, hermenêutica e crítica cultural. Enfatizou a importância da pedagogia do oprimido em contextos históricos e culturais, incluindo referências filosóficas e sociológicas.
Paulo Freire é amplamente reconhecido por suas contribuições à educação, especialmente com a Pedagogia do Oprimido e seus encontros com diversas pessoas: trabalhadores, sindicalistas, indígenas, lideranças, feministas, entre outros.
O estudo da influência de autores latino-americanos e caribenhos, é essencial para compreender o legado de Paulo Freire na educação.
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