terça-feira, 23 de abril de 2024

Curso de Formação Inicial de Alfabetizadores(as) e Educação de Jovens, Adultos e Idosos - 22/04/24

Na  noite de segunda-feira (22/04), ocorreu a abertura do Curso de Formação Inicial de Alfabetizadores(as) e Educação de Jovens, Adultos e Idoso, na sala de multiuso do Polo de Extensão de Ceilândia, com parceria entre os entes, Cepafre/DEX/unb.
No primeiro momento, Waldek Batista dos Santos (presidente do Cepafre) fez a abertura agradecendo ao professor Erlando da Silva Rêses pelo apoio da UnB ao CEPAFRE; agradeceu a presença de Mônica Caldeira (Diretora do Sinpro/DF), faz um breve histórico do Cepafre e apresentou a coordenação do curso. 
Magnólia Moura solicitou a todos e todas que se apresentassem, dissessem onde moram e o que os motivaram a fazer esse curso. Após as apresentações, todos foram convidados a fazerem um lanche coletivo.



Em seguida, se deu a animação com a música “Indagações de um analfabeto” na voz de Moraes Moreira. Foi solicitado que comentassem o que acharam da música. Algumas pessoas expressaram suas opiniões sobre o regionalismo, a realidade do analfabetismo no Brasil, os saberes populares etc.
A diretora do Sinpro-DF Márcia Gilda Moreira Cosme chegou alguns minutos após o início do encontro e Waldek solicitou que ela se apresentasse. Márcia expressou a alegria de estar no curso do Cepafre e de poder colaborar com o lanche, no período da formação. Lembrou sua experiência em EJA, por sete anos, em Brazlândia e afirmou que sua turma, mesmo com o passar do tempo, não diminuía o número de estudantes, aliás só aumentava. Por isso, a professora Maria Aparecida Monte Tabor realizou sua pesquisa de mestrado com base na não evasão dessa turma.
Madalena Tôrres faz uma rápida apresentação do professor Erlando e ele pede para apresentar um vídeo “Entrevista com o professor Erlando Reses – Exposição virtual “Paulo Freire em Brasília” e orienta a todos que observem sobre quatro questões trazidas no vídeo. Terminada a apresentação do vídeo, muitas pessoas fazem perguntas e o professor esclarece, pondera em alguns assuntos, enfatizando que o legado de Paulo Freire pode ser observado sob a seguinte ótica: a defesa intransigente da democracia; intenso humanismo; problematização dialógica e vínculo incessante com a política. Todo esse pensamento se forma a partir das suas concepções com base epistemológica na fenomenologia, no cristianismo e no marxismo.
Aproveitou para ressaltar sua participação desde adolescente no movimento social do entorno do DF, destacou o Cepafre e seu protagonismo em formar lideranças, como Madalena Tôrres que foi lembrada no 2º capítulo da obra de Paulo Freire “Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa” (1996).
Continuou expondo sobre a importância de Paulo Freire, sua presença e pegadas em Brasília, seu legado nacional e internacional e pediu à Madalena que relembrasse a vinda de Paulo Freire à Ceilândia em 1996, relembrando a participação do Sr. Valdivino na preparação da pedra de cimento molhado para Paulo Freire imprimir suas mãos. Madalena recorda com a ajuda de Adriana Dias, a importância daquele dia, quase 2500 pessoas presentes e caravanas vindas de várias cidades.
Magnólia agradeceu ao professor Erlando pela brilhante exposição e Madalena encerrou apresentando o Programa de formação do dia 22/04 a 04/05 (sábado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formação para alfabetizadores de jovens, adultos e idosos e aniversário de Madalena Tôrres - 27/04/2024

Na tarde de 27/04/2024, às 14h30min, foi realizado mais um encontro da formação inicial para alfabetizadores de jovens, adultos e idosos, co...