segunda-feira, 18 de março de 2024

Reunião do Movimento Popular por uma Ceilândia Melhor (Mopocem) - 16/03/2024

Na tarde de sábado (16/03/2024), de 14h30min às 17h, na Escritório do Deputado Federal - Reginaldo Veras, situado à QNL 30 Conj A lote 10 da Taguatinga Norte, aconteceu a reunião do Movimento Popular por uma Ceilândia Melhor (Mopocem), a fim de discutir a seguinte pauta: a) Apresentação; b) Dinâmica; c) Informes e d) Encaminhamentos. Ivanete Silva dos Santos coordenou a reunião com relatoria de Gilberto Ribeiro do Nascimento (Coordenação e associado do Cepafre). A reunião contou com a presença de mais oito pessoas: Edmilson Melo Silva (coordenação e diretoria do Cepafre), assessora parlamentar Mônica dos Santos (Gabriel Magno/PT), Maria de Fátima Braga¸ Humberto Francisco da Silva, Vilma Cavalcante de Sousa - Conselho de Defesa do Meio Ambiente (Condema), Pedro Lacerda e Lukas Nunes de Lima (Frente Rio Melchior) e Márcia Ferreira Passos (Mopocem).

Após todos se apresentarem Ivanete dividiu os participantes em três Grupos de Trabalho (GTs) para responder a seguinte questão: Qual cidade saudável, sustentável e democrática que queremos? Após dez minutos os GTs apresentaram o que cada grupo concluiu: GT1: Direito a área verde, plantio de árvores, implantação e hortas comunitárias, espaços de cultura e lazer, divulgar e conscientizar a comunidade de atos e ações sustentáveis, manutenção das áreas verdes já existentes e lutar contra o racismo ambiental. GT2: Mobilidade, lazer para todos, cidade verde e segura, com cultura e desenvolvimento sustentável. GT3: Cidade: Arie JK, Saudável: lazer, cultura, educação, saúde, transporte, moradia, segurança. Sustentável: cinturão verde, bio construção, reutilização, reciclagem. Democrática: orçamento participativo, políticas públicas, respeito às crenças religiosas. Cada GT que apresentou fez os devidos comentários a respeito das propostas.

Informes: Edmilson informou do Conselho de Resiliência Solidária que foi constituído desde a pandemia, tem representantes de Ceilândia, São Sebastião, Cidade Estrutural, Riacho Fundo, e Paranoá. A proposta futura é que essas comunidades possam criar uma moeda comunitária para dinamizar a economia local sem depender de bancos que visam mais o lucro do que o desenvolvimento social, esse trabalho conta com assessoria da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Gilberto propôs que Mopocem possa fazer uma placa em comemoração aos 50 anos da Caixa D’água de Ceilândia (1974/2024), Márcia propôs reivindicar a iluminação da Caixa D’água de Ceilândia, Gilberto completou que seja uma iluminação em referência as diversas campanhas de conscientização na área da saúde: setembro amarelo, outubro rosa, novembro azul, dezembro laranja. Encaminhamentos: 1 - O documento das propostas diversas do Mopocem deverá passar por uma revisão para ser encaminhado a Administração de Ceilândia, destaque para a confecção da placa em alusão aos 50 anos da Caixa D’água de Ceilândia; 2 - Corredor verde popular  - plantio de diversas árvores em volta do período de chuvas em outubro; 3 - Implementar as redes sociais onde os diversos movimentos que compõem e são parceiros do Mopocem façam postagens para divulgar o que cada um realiza na Ceilândia, será feito contato com o pessoal do Jovem de Expressão para implementar essa proposta. Próxima reunião no dia 20 de abril (segundo sábado), local a definir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrega de Material Pedagógico à Diretoria do Cepafre destinada às turmas de Alfabetização de Jovens e Adultos – 03/05/2024

Na tarde de 03/05/2024 (sexta-feira), às 15h, Maria Madalena Tôrres, integrante da Diretoria do Cepafre, Bárbara Arruda e Carlos Eduardo,  e...