Na manhã de 14/04/2023 (sexta-feira), de 09 às 12 horas, a equipe do Centro de Educação Paulo Freire de Ceilândia (Cepafre), Áurea Sousa Oliveira, Maria Célia Rabelo da Silva, Magnólia Pereira de Moura e Maria Madalena Tôrres coordenaram o encontro. A animação ficou por conta de Magnólia com a dinâmica “Uma senhora chamada Amor”. Após a animação, Magnólia continuou com a leitura do Diário de Bordo. Na sequência foram apresentados dois episódios do documentário “Histórias de um Brasil Alfabetizado”, direção de Bebeto Abrantes (2006) abordando a experiência da cidade de Nazaré – PE e de Belém -Pará. Os comentários foram bem reflexivos e animadores o Projeto do Ministério da Educação, que mostra a alfabetização de jovens, adultos e idosos como rito de passagem tardio para uma vida diferente. Em seguida, ocorreu o lanche e, logo depois, a turma foi dividida em três grupos, para ler e debater sobre os assuntos abaixo:
•Trabalho sobre a Confecção do material - Caderno Alfabetizar é Libertar (p. 19 a 26)– Célia Rabelo
•Trabalho sobre os “Passos metodológicos” da palavra LOTE (p. 30 a 38) – Madalena Torres.
Madalena com a ajuda de Célia realizou o passo a passo da palavra geradora ou palavra chave, no sentido de que a palavra geradora está grávida de reflexões e soluções, assim como chave significa abertura de caminhos, passando pelo debate da situação existencial – Imagem que representa a palavra, identificação com o cartaz, apropriação do problema e busca de soluções para os mesmos; leitura dos demais cartazes; leitura da ficha de descoberta, formação de palavras do momento, com a ficha de descoberta individual; correção das palavras do momento com o uso do dicionário quando houver necessidade ou outros materiais, exemplo disso, foi o título de eleitor, utilizado para correção do acento agudo na palavra “título”. Quanto às noções matemáticas, foram utilizadas algumas perguntas: quantos somos? Quantos faltaram? Quantas palavras formamos? Qual a data do dia? Após essas questões, a alfabetizadora pediu que representassem as quantidades com as fichas de número sobre a mesa.
Márcia fez a recomendação de leitura: Caderno Alfabetizar é Libertar – “Roteiro das palavras geradoras ou palavras-chave” e “Integração das noções matemáticas com as palavras geradoras ou palavras-chave” (p. 39 a 44)
A cursista Maria Alice fez o registro no Diário de bordo e fará a leitura, na segunda-feira (17/04/2023).
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