Na noite de 28/07, às 19h30min, pelo Canal do Cepafre no Youtube, foi realizada a quarta live do Centro de Educação Paulo Freire de Ceilândia (Cepafre) com a presença do Professor Dr. Erlando da Silva Rêses, educador popular e professor da Faculdade de Educação da UnB, e do Prof. Dr. Carlos Alberto Lopes de Sousa, professor da Faculdade de Educação da UnB, ligado também aos movimentos sociais de educação. Com mais de 70 pessoas interagindo ao vivo pelo chat, a live foi coordenada por Danielle Estrela Xavier, administração tecnológica feita por Waldek Batista dos Santos e mediação do chat, por Maria Madalena Tôrres, todos integrantes da diretoria do Cepafre.
Com várias publicações na área da educação, educação popular e movimentos sociais, destacamos a organização da edição 37 da Revista Linhas Criticas da Faculdade de Educação da UnB (2012), feita pelos expositores, que traz o dossiê “Educando com Paulo Freire”, fruto da Semana Universitária da Universidade de Brasília, em 2011, que homenageou seus 90 anos. Na ocasião da Semana Universitária, foi o conferido a Paulo Freire o título Doutor Honoris Causa Post Mortem da UnB, entregue à sua viúva, Nita Freire.
Como foi ressaltado por Danielle Estrela, além da publicação da Revista, no mesmo ano de 2012, o grande educador Paulo Freire foi nomeado Patrono da Educação Brasileira, pela Lei Federal 12.612 de 13/04/2012, da Dep. Federal Luiza Erundina.
Essa live é uma das atividades que faz parte da Campanha Latino-americana e Caribenha em defesa do Legado de Paulo Freire, coordenada pelo CEAAL em parceria com várias organizações do mundo. Ainda na abertura Danielle Estrela, antes de passar a palavra para os convidados, em nome do Cepafre, se solidarizou com familiares e amigos das mais de 550 mil vítimas fatais da Covid-19 e tantas outras pessoas que ficaram com sequelas ou que ainda estão em tratamento.
Intercalada com perguntas e manifestações do chat, foram realizadas questões aos expositores que disseram como se deram as passagens de Paulo Freire no DF em 1963, quando coordenou o Plano Nacional de Alfabetização abortado pelo golpe cívico-militar de 1964 e outras oportunidades depois de seu retorno do exílio, quando foi premiado várias vezes em âmbito local, nacional e internacional.
Assista a live em nosso canal, curta e compartilhe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário