sexta-feira, 23 de abril de 2021

O Centenário de Paulo Freire - Semana Pedagógica da FACDF - (23/04/2021)

Na noite de quinta-feira (23/04/2021), foi realizada a palestra "O Centenário de Paulo Freire", proferida pela professora Maria Madalena Tôrres da equipe de direção do Centro de Educação Paulo Freire de Ceilândia (Cepafre) para estudantes de Pedagogia e outras licenciaturas da Faculdade do Distrito Federal (FACDF) por meio da plataforma “Google Meet”, das 19h30min às 21h30min. 
A abertura foi realizada pelo Diretor Geral da Faculdade, Prof. Me. André Tolentino Farias Caixeta, que fez uma acolhida amistosa aos estudantes e aos convidados explicando que a atividade compõe a programação da Semana Pedagógica da Faculdade, realizada pelo segundo ano consecutivo de forma virtual devido a Pandemia do Novo Coronavírus e em atenção às recomendações sanitárias vigentes que determinam o distanciamento social e suspensão de atividades presenciais que geram aglomerações.
Depois, passou a palavra à Professora Vânia Rêgo que foi convidada a fazer uma apresentação sobre a palestrante. Na ocasião, Professora Vânia Rêgo leu com bastante emoção seu artigo do livro Mulheres Inspiradoras (2015) intitulado: Madalena Madalena Torres, nosso diamante negro mais precioso, detalhando outras curiosidades sobre a vida de Madalena e sua relação com os movimentos sociais de Ceilândia e com a Educação Popular.  
Em seguida, com a participação de 80 pessoas, Madalena Tôrres fez uma apresentação sobre a vida e a obra Paulo Freire (1921-1997), discorrendo sobre seus fundamentos filosóficos, tema de destaque em sua obra  experiências antes e depois do seu exílio, provocado pelo Golpe de 1964, quando se tornou o "Andarilho" e sobre seu retorno ao Brasil (1979), até o dia em que faleceu (02/05/1997), em decorrência de infarto do miocárdio. 
Esses e outros fatos comprovam seu reconhecimento, nacional e internacional, como grande Educador do Mundo, justificando grandes premiações e homenagens recebidas por ele, como mais de 40 Títulos de Doutor Honoris Causa em diversas universidades do mundo, o Prêmio Andrés Belo (2003), o reconhecimento de suas obras como patrimônio da humanidade – Memórias do Mundo, feito pela Unesco, e a declaração de Patrono da Educação Brasileira, por meio da Lei nº 12.612, de 13 de abril de 2012.
Tema da palestra em questão, o Centenário de Paulo Freire a ser realizado com grande alegria em setembro deste ano em Recife/PE, é preparado com várias atividades e produções da academia e da Educação Popular por meio da Campanha Latino-Americana e Caribenha em Defesa do Legado de Paulo Freire, coordenada pelo Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe (CEAAL) em parceria com várias organizações sociais, instituições e personalidades de várias partes do Brasil e do mundo. 
Para mais informação e acompanhamento das atividades do Centenário, acesse: 
https://web.facebook.com/paulofreirevive. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontro presencial Rodas de Conversas em Alfabetização Popular – 04/05/2024

Na tarde de sábado (04/05/2024) ocorreu o encontro presencial “Rodas de Conversas em Alfabetização Popular – Socialização de Experiências em...