Na manhã de sábado (27/03), foi realizada a solenidade de descerramento da placa em homenagem aos 50 anos de Ceilândia em Memória aos Pioneiros da cidade na Feira de Central de Ceilândia, localizada na CNM 2 - Ceilândia Centro, seguindo os protocolos sanitários de prevenção à pandemia, como distanciamento social, uso de álcool em gel, máscara e sem aglomeração. A placa foi uma proposta realizada pela coordenação do Movimento Popular por uma Ceilândia Melhor (Mopocem) em parceria com a Ordem Advogados do Brasil/Subseção Ceilândia (OAB/Ceilândia) na pessoa do Presidente Sr. Leonardo Alves Rabelo que assinou conjuntamente com a coordenação do Mopocem o ofício para solicitação de autorização da afixação da placa pelos 50 anos de fundação da cidade, junto a Administração Regional de Ceilândia.
A solenidade contou com a presença do professor Gilberto Ribeiro do Nascimento, um dos coordenadores do Mopocem, da Servidora Pública Sandra Cordeiro da Silva, associada ao Centro de Educação Paulo Freire de Ceilândia (Cepafre), acompanhada de suas filhas, Ana Luiza Cordeiro Souza e Isabela Cristina Cordeiro Souza. Se fizeram presentes também, o Administrador Marcelo Piauí e seu assessor, o advogado Aderval Carlos de Andrade, Jonathan Araújo, presidente da Associação dos Feirantes da Feira Central de Ceilândia (Asfec/DF) e o professor Helder Ferreira Gonçalves, Coordenador da Coordenação Regional de Ensino de Ceilândia (CREC). Buscando estar atenta às ações que acontecem na cidade, a coordenação do Mopocem fez questão de registrar o momento histórico dessa data tão simbólica para Ceilândia.A placa foi confeccionada com a seguinte informação: Ceilândia Meio Século de Luta (1971 - 2021) - Em Memória aos Pioneiros e Moradores de Ceilândia realizamos um resumo do surgimento da cidade. Em 27/03/1971 foi lançada pelo Governador do DF, Hélio Prates de Oliveira, a pedra fundamental da nova cidade de Ceilândia, fruto da Campanha de Erradicação de Invasões (CEI). A sigla “CEI” converteu-se em iniciais do nome da cidade: “CEI”lândia, conjugada com a terminologia inglesa land, que significa “terra”, território ou propriedade. Em 1971 foram removidas cerca de 70.000 pessoas que habitavam em pouco mais de 14.000 barracos. Os habitantes residiam nas comunidades das Vilas do IAPI, Tenório, Esperança, Bernardo Sayão e Colombo; nos morros do Querosene e do Urubu; no Curral das Éguas e Placa das Mercedes. Ceilândia-DF, 27 de março de 2021 Movimento por Uma Ceilândia Melhor (Mopocem) Administração de Ceilândia. Setores de Ceilândia. Setores de Ceilândia: 1971 - Ceilândia Tradicional (Norte e Sul), 1976 - Setor “O”,1977 - Guariroba 1979 - “P” Norte e “P” Sul,1985 - Expansão do Setor “O”, 1989 - Nova Ceilândia ou Setor “N” Norte, 1989 - Nova Guariroba ou Setor “N” Sul, 1989 - Setor QNQ,1992 - Setor QNR, 1996 - Setor Privê.
A placa contou com o patrocínio da empresa Campeão da Construção, na pessoa do Sr. Hércules Isaac, gerente da empresa do ramo de materiais de construção que financiou por completo o trabalho de confecção da placa de 40 X 60 cm de tamanho em inox escovado. Com essa ação em parceria com a OAB/Subsecão Ceilândia a coordenação do Mopocem cumpriu seu papel para marcar o aniversário de 50 anos de Ceilândia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário