Na noite de 26/10/2019 (sábado), na Casa do Cantador de Ceilândia, foi realizada a Comemoração dos 30 anos de Fundação do Centro de Educação Paulo Freire de Ceilândia (Cepafre) e da criação do GTPA/Fórum EJA. Danielle Estrela, presidente do Cepafre, iniciou sua fala agradecendo as colaborações para realização do evento e presença de todos e todas, como alfabetizadores, alfabetizandos, professores, associados, parceiros, ex-participantes do Cepafre, pessoas de várias cidades do DF, integrantes do GTPA-Fórum EJA/DF e de outros coletivos, pois, mesmo com chuva e frio, o comparecimento foi bastante significativo.
Danielle Estrela apresentou os nomes da primeira diretoria do Cepafre, a saber: Maria Madalena Torres (Presidente), Pedro de Oliveira Lacerda (Vice-Presidente), Isabel de Nazareth Barbosa Brito (Secretária), Orando Teixeira Barbosa (Tesoureiro) e Edna das Graças Caixeta Lima (Vogal). O Conselho Fiscal foi composto por Abadia Alves de Brito, Edílson Gomes de Oliveira e Francisco Abiatar Costa. Danielle passou a palavra para pedro Lacerda e, depois, convidou o prof Erasto Fortes para contar um pouco de como era a conjuntura de 1985, ano que iniciou o trabalho de alfabetização em Ceilândia com a participação de quatro mestrandos da Universidade de Brasília - Ana Maria Jacobino, Maria Laura Coutinho, Maria Luiza Pinho Pereira, Renato Hilário dos Reis - que originou a fundação e criação das duas entidades em 1989.
Em seguida, Danielle Estrela e Maria Luiza P. Pereira, uma das coordenadoras do GTPA-Fórum EJA/DF convidaram alguns parceiros para darem uma breve saudação: Deputado Chico Vigilante (PT), Luiz Lesse (presidente do Conselho Sicoob Executivo), Luciano Matos (diretor do Sinpro-DF), Viridiano Brito (Movimento Popular por uma Ceilândia Melhor - Mopocem), Professora Clélia Parreira (Faculdade de Ceilândia - FCE/UnB), Prof João Monlevade (Mopuc).
Foram proferidas palavras de apoio e solidariedade às duas entidades que marcaram a consciência de que somos fortalecidos no coletivo, na fé, na luta e na resistência. O Cepafre agradece a todos(as) que ajudaram na limpeza e organização do espaço antes, durante e depois da festa, bem como as contribuições com tudo: música ao vivo, bolos, bebidas, caldos, frutas, salgados, docinhos; 3 seguranças, mesas, cadeiras, toalhas, fogão, gás, mas, sobretudo, pela participação generosa dos amigos e amigas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário