O livro de Madalena é o resultado de
pesquisas, ensaios e artigos sobre a linguagem do cinema; o trabalho de
conclusão de curso: Luzes, Câmera, Educação – o filme como intervenção
pedagógica em sala de aula (FE/UnB, 2002); a dissertação de
mestrado: O cinema – a língua escrita da realidade – na alfabetização
de jovens e adultos (FE/UnB, 2005) e; as experiências de Cineclube e
do Cinepopular na cidade de Ceilândia.
Os objetivos da pesquisa foram:
a) repensar as possibilidades de
utilização das linguagens fílmicas na educação popular;
b) perceber quais
são os filmes mais assistidos nos grupos pesquisados;
c) compreender como
o educador popular organiza a estrutura do tempo/espaço e do trabalho
pedagógico com filmes para a construção do conhecimento;
d) expressar como
se dá a recepção dos alfabetizandos jovens e adultos trabalhadores à linguagem
fílmica.
Finalmente, os
temas aprofundados na pesquisa foram à história do cinema, do vídeo, da TV; a
linguagem do cinema (imagem, som, tempo, silêncio, luz, sombra, trilha sonora,
roteiro, gênero, cor, contexto), entre outras especificidades; o estudo do
Círculo de Cultura; a origem das cartas; do riso; da natureza e o gosto pelas
artes que se traduziram na escrita, nos gestos e na valorização de suas
histórias de vida, por meio de suas memórias e lembranças.
Após a apresentação
em PowerPoint, os estudantes fizeram vários questionamentos sobre a
experiência de cinema na alfabetização de jovens e adultos. Esclarecidas os
questionamentos, o professor que acompanhou a turma agradeceu e entregou o
certificado à Madalena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário