segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Reunião do Grupo de Trabalho Pró-Alfabetização/Fórum de Educação de Jovens e Adultos – GTPA-Fórum EJA/DF – (05/10/2019)

Na manhã de sábado (05/10), aconteceu a reunião do GTPA/Fórum EJA-DF, no Auditório da SINDSEP – Setor Bancário Sul, Edifício Seguradoras, 16º andar.  Estavam presentes a professora/aposentada da FE/UnB, Maria Luiza Pinho Pereira, membros do GTPA/Fórum-EJA/DF, Leila Maria de Jesus do Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá – CEDEP, o professor Luciano Matos de Sousa, representando o Sindicato dos Professores – SINPRO/DF, do CEPAFRE estava presente o professor Gilberto Ribeiro do Nascimento, a professora Tállyta Nascimento do Portal dos Fóruns de EJA do Brasil, Anderson Natanael do Movimento Popular por uma Ceilândia Melhor (MOPOCEM), Julieta Borges e Luciano Chagas servidores do Ministério da Educação (MEC), diversos estudantes de Geografia do Instituto Federal de Brasília (IFB) de São Sebastião acompanhada da professora Ana Luíza, um estudante do SESC que informou a situação do fechamento de turmas foi justificada a ausência da professora Delzair Amâncio da Silva. A reunião teve os seguintes pontos de pauta: 1 - Análise de conjuntura local e nacional; 2 – Avaliação do XVI ENEJA; 3 – Fórum Distrital de Educação e Fórum Nacional Popular de Educação; 4 – Portal dos Fóruns de EJA do Brasil; 5 - Plano de lutas – organização dos segmentos e; 6 – Audiência com o novo Secretário de Educação do DF.


A Reunião teve início com a autoapresentação dos participantes.
Quanto a Análise de conjuntura local e nacional foi dado foco na questão educacional, com a Emenda Constitucional 95, pois ficaram comprometidos os investimentos em pesquisa cientifica, educação e tecnologia; a professora Maria Luíza expôs um gráfico que retrata o quanto a educação está comprometida, um exemplo citado é que de cada 100 pessoas adultas no Brasil, 53 não têm o ensino básico.
Sobre a Avaliação do XVI ENEJA cada delegado participante (Anderson Natanael, Gilberto Ribeiro, Luciano Matos, Luciano Chagas, Maria Luiza Pereira e Tállyta Nascimento) falaram sobre suas impressões referentes ao evento, exceto Guidi e Delzair que estavam ausentes. No XVI ENEJA, a professora Maria Luiza foi eleita como representante dos fóruns do Brasil no Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), ela também representa o GTPA/Fórum EJA-DF no Fórum Distrital de Educação (FDE). A professora Tállyta Nascimento é a pessoa que atualmente responderá pelo Portal dos Fóruns de EJA do Brasil que está em fase de reestruturação sob coordenação da professora Eliene Novaes da FUP/UnB. Quanto ao Plano de lutas – organização dos segmentos, não foi possível discutir nessa reunião pelo adiantado da hora e será retomado em outro momento. A Audiência com o novo Secretário de Educação está prevista para o dia 14/10, por intermédio do Deputado Distrital Chico Vigilante (PT) que possibilitou essa oportunidade ao GTPA -Fórum EJA /DF.


Um estudante do SESC informou que as turmas da EJA estão sendo fechadas, do primeiro ao 3º Segmento. A professora Maria Luíza disse que é importante uma ação coletiva dos estudantes e que eles estavam convidados a participarem da reunião com o Secretário de Educação do DF no próximo dia 14/10. A próxima reunião foi marcada para o dia 09/11, no mesmo local.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debate-diálogo: Uma aproximação das ideias de José Marti e de Paulo Freire com o universitário Johansen Reyes (Cuba) - 18/10/2024

No dia 18/10/24 realizamos nosso encontro de formação continuada, contando com a presença do residente cubano Johansen, participante do proj...