sábado, 7 de setembro de 2019

Formação continuada de alfabetizadores de jovens e adultos – (06/09/2019)

Na noite de sexta-feira (06/09/2019), às 19h15min, foi realizado mais um encontro de formação continuada dos alfabetizadores de jovens, adultos e idosos, no auditório do Núcleo de Prática Jurídica da UnB. Iniciou-se com os informes: Madalena Torres falou sobre o aniversário do Cepafre que completou 30 anos no dia 02/09 e para comemorar com uma grande festa no dia 26/10, os associados e amigos do Cepafre irão vender a rifa de uma bolsa. Danielle informou sobre a reunião do Mopocem que será no dia 21/09 e a participação dos alfabetizadores é indispensável.
Tobias continuou os informes e disse que no dia 07 de setembro, a partir das 8h, será realizado o 25º Grito dos Excluídos no estacionamento da Torre de TV, com o lema "Lutamos por direitos, justiça e liberdade. Esse sistema não vale!"

Em seguida, Danielle Estrela, Madalena Torres e Yasmin Whitney relataram suas observações às turmas evidenciando os pontos positivos como a forma de acolher os alfabetizandos, a melhora na limpeza das salas e na organização das mesas e cadeiras dos círculos e no planejamento antecipado das atividades a serem realizadas.


Sobre os pontos a serem melhorados, foi observado que alguns alfabetizadores precisam diversificar mais as atividades com uso de jogos e dinâmicas de grupo, ter maior atenção na hora de se colocar no quadro para não tapar a visão de alguns e não prejudicar o processo de descoberta, pois muitas vezes, antecipam a resposta e nem sempre esperam que venha do alfabetizando. Contudo, no geral, foi percebida uma melhora e apresentadas novas orientações para continuarem progredindo.
Conforme combinado no último encontro, cada alfabetizador apresentou uma atividade de revisão para ser compartilhada e utilizada nos círculos de cultura. O alfabetizador Nelson Aissum apresentou uma versão da bata-quente com formação de palavras e registro no quadro a partir de sílabas e o alfabetizador Anderson Natanael apresentou a reprodução do jogo de sílabas em fichas para formar palavras na mesa e registrar no caderno.

Foi uma noite bastante proveitosa e os alfabetizadores seguem animados já colhendo frutos do trabalho realizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Debate-diálogo: Uma aproximação das ideias de José Marti e de Paulo Freire com o universitário Johansen Reyes (Cuba) - 18/10/2024

No dia 18/10/24 realizamos nosso encontro de formação continuada, contando com a presença do residente cubano Johansen, participante do proj...