sexta-feira, 25 de maio de 2018

Alfabetização na EJA – Oficinas Pedagógicas para professores de Valparaíso e Céu Azul/GO - (23/05/2018)

Na noite de quarta-feira (23/05/2018), de 19 às 22h, ocorreu mais um encontro na Secretaria Municipal de Educação de Valparaíso – GO, no Projeto de Formação Continuada para Professores do 1º Segmento da Modalidade EJA, cujo tema foi “Alfabetização na EJA – Oficinas Pedagógicas”.
A professora Maria Madalena Torres (vice-presidente do Centro de Educação Paulo Freire de Ceilândia - CEPAFRE), foi convidada, pela 2ª vez, por Jean Jackson de Lima e Silva (Diretor da Divisão de Formação e Aperfeiçoamento Educacional - DFAE), a fim de dar continuidade ao trabalho que começou em 5/4/2018. 

O prof Jean informou que cada participante poderia se servir do lanche ao longo do encontro e Madalena Torres dividiu o grande grupo em 4 subgrupos, distribuindo as seguintes tarefas: 


Subgrupo 1 - recebeu quatro gravuras: duas com pessoas trabalhando, uma com pessoas cantando e trabalhando e a última imagem “de época”, sendo que em cada gravura havia uma frase relacionada à imagem. A partir daí, as professoras exploraram as imagens, discutindo as profissões, sugerindo saber a profissão de cada educando, realizando a leitura das frases e a interpretação. Apresentaram uma proposta de projeto de como criar uma cooperativa, abordando uma série de atividades que os estudantes poderiam desenvolver na escola e fora dela, como formação de grupo de bordadeiras, de pedreiros e de produção a partir das atividades que os estudantes sabem fazer.
Abordaram, ainda, a partir das gravuras, noções de matemática, como o preço dos combustíveis, lucro e prejuízo; operações de adição e subtração. Questões culturais: conceito de família na atualidade; homem do campo/homem da cidade, tipo de moradia e o registro escrito de cada atividade. 

Subgrupo 1

Subgrupo 2 – Com o poema “Cidadezinha qualquer”, de Carlos Drummond de Andrade (1902 -1987), as professoras adaptaram para a realidade de suas escolas e criaram um outro poema, abordando a realidade. A partir do poema, fizeram a leitura crítica e poética, apresentaram o autor, organizaram a linha do tempo do autor e do poema, interpretaram, enfatizando a diferença entre cidade grande, cidade de interior e área rural, demonstraram a diferença das letras cursiva e caixa alta e as características do texto.
Propuseram trabalhar os motivos de cada estudante desejar aprender, fazendo um cartaz com esses objetivos, a fim de estimular diariamente a presença de todos na escola, rememorando os objetivos de cada um, quando for necessário, como ler a bíblia, escrever uma carta, saber cálculos, adquirir a carteira de habilitação, concluir o ensino médio, ingressar na universidade, entre outros.

Subgrupo 2

Subgrupo 3 – Com o poema “O bicho”, de Manuel Bandeira (1886-1968), as professoras registraram o poema no cartaz, fizeram uma leitura declamada do poema, digna de aplauso dos demais subgrupos. Se emocionaram, apresentaram várias possibilidades de abordar o poema, a partir da realidade dos lixões da cidade, da população de rua, da precariedade das moradias, da reciclagem do lixo, da limpeza da cidade e do preço do aluguel. Sobre noções matemáticas propuseram, organizar mercadinho, fazer levantamento do preço dos itens da cesta básica, comparação de preços, passar e receber troco e com o salário mínimo, realizar pesquisa de preço, compra do necessário ou desperdício com futilidades. Além de indagar: quanto gastam para pagar todas as contas? O que sobra? O que falta? 
O material pedagógico necessário aos grupos foi: tesouras, cola, canetas, lápis, encartes de supermercado e de material de construção, cartolinas, papel pardo, pincel atômico, poemas, fichas padronizadas de cartolina e envelope com as orientações pedagógicas.
Subgrupo 3

Subgrupo 4 – Com o poema “O bicho”, de Manuel Bandeira (1886-1968), as professoras registraram o poema no cartaz, fizeram uma leitura declamada do poema, elogiada pelos demais subgrupos. Se emocionaram, apresentaram várias possibilidades de abordar o poema, a partir da realidade dos lixões da cidade, da população de rua, da precariedade das moradias, da reciclagem do lixo, da limpeza da cidade e do preço do aluguel. Sobre noções matemáticas propuseram organizar mercadinho, fazer levantamento do preço dos itens da cesta básica, comparação de preços, passar e receber troco e, com o valor salário mínimo, realizar pesquisa de preço, compra de itens básicos ou desperdício com futilidades. Além de indagar: quanto gastam para pagar todas as contas? O que sobra? O que falta? 
Subgrupo 4

O material pedagógico necessário aos grupos foi: tesouras, cola, canetas, lápis, encartes de supermercado e de material de construção, cartolinas, papel pardo, pincel atômico, poemas, fichas padronizadas de cartolina e envelope com as orientações pedagógicas.

A avaliação se deu no grupão, a partir de três expressões simples a serem completadas, conforme respectivas observações: 
a) que bom - a simplicidade do material e, ao mesmo tempo, a riqueza pedagógica da possibilidade de realizar inúmeras atividades em sala de aula; 
b) que pena - o tempo curto; 
c) que tal - que a professora volte mais vezes.





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