Na noite de 20/04 (quinta-feira), às 19h30min, ocorreu a visita de acompanhamento pedagógico à turma de alfabetização da educadora Regina Céli Costa dos Santos, no Centro Educacional - CED 11, Setor P Norte- Ceilândia. A turma demonstrou interesse pelos estudos, carinho e respeito à alfabetizadora.
A maioria relatou os motivos de estarem com a idade escolar defasada na Alfabetização de Jovens e Adultos, sendo que, a maior causa foi a busca de emprego, para o sustento da família. Por isso, não puderam continuar os estudos em idade adequada, tendo que fazer uma troca sofrida da escola pelo trabalho. Entretanto, com a oportunidade surgida no CED 11, resolveram se matricular, a fim de dar continuidade aos estudos. Os educandos falaram dos seus sonhos de tirar carteira de habilitação, ler a bíblia, escrever carta, ler livros, acessar à internet, expressaram, também, preocupação com a situação política atual do Brasil.
Madalena Torres falou sobre do histórico do CEPAFRE, de Paulo Freire e do trabalho de acompanhamento pedagógico, da formação continuada de alfabetizadores que ocorre às sextas-feiras ou aos sábados e os convidou para um “Ato público contra a Reforma da Previdência”, que ocorrerá no domingo 23/04, a partir das 9h da manhã.
A exceção do alfabetizando Denis Rangel, que nasceu no DF, os demais estudantes são nordestinos.
A educadora Regina Céli é voluntária, visto que o Programa DF Alfabetizado ainda não publicou o edital para contratação de bolsistas alfabetizadores e coordenadores pedagógicos. Nesse sentido, a diretoria do CEPAFRE realiza um trabalho voluntário, fazendo o acompanhamento pedagógico das turmas.
Participaram desta visita, Madalena Torres, Marize Rocha e Paulo Rocha, representantes do CEPAFRE e Nelson Moreira Sobrinho, professor do CED 11.
Nenhum comentário:
Postar um comentário