Na tarde de segunda-feira, 27/03/2017, às 14h, aconteceu a reunião do Centro de Memória Viva – CMV na Sala 10, Faculdade de Educação/UnB, – Campus Darcy Ribeiro.
A reunião contou com presença do professor Erlando da Silva Reses que coordenador do CMV/FE/UnB, da professora Maria Luiza Pinho Pereira, aposentada da FE/UnB, Maria Madalena Tôrres, representante do CEPAFRE, Gilberto Ribeiro do Nascimento, associado da entidade, que também representa o CEPAFRE no CMV, a professora Leila Maria de Jesus do Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá(CEDEP), também representante o CMV, os(as) bolsistas: Kauanna Vasconcelos, Pedro Costa e pela primeira vez a estudante de jornalismo Isabela Monique Gouveia Silva. O professor Erlando da Silva Rêses, solicitou a todos que se apresentassem. Em seguida, informou da reunião do Coletivo 100 anos da Revolução Russa que acontecerá na Sala Papirus UnB/FE, no próximo dia 29/03 – quarta-feira, às 18h30min. Madalena falou do evento que aconteceu no sábado dia 25/03 em comemoração ao Aniversário de 46 anos de Ceilândia, onde aconteceu uma manifestação dos professores que estão em greve desde o dia 15/03, também informou que dia 26/03 - domingo aconteceu na Praça da Feira Central de Ceilândia uma Roda de Conversa só de Mulheres contra a PEC 287, referente à Reforma da Previdência Social. A professora Maria Luiza informou das Eleições para o Diretório Central dos Estudantes da UnB - DCE, no qual a Chapa 2 – Todas as Vozes é a chapa que mais se aproxima do campo progressista. A professora Leila Maria informou que no sábado, dia 25/03, ocorreu a eleição para eleger a nova diretoria do CEDEP, houve uma renovação de 60% dos membros da diretoria, para essa nova gestão Leila continuou como Presidenta do CEDEP. A professora Maria Luiza também informou sobre a leitura do trabalho de conclusão de curso - TCC da estudante de arquivologia – Jéssica Marciel, falou que Jéssica ficou de enviar o material para que todos lessem, pediu para que ela fosse informada que acelerasse as correções, pois será objeto de estudo do CMV.
O primeiro ponto de pauta seria para a professora Maria Zélia Borba Rocha explicar como está a pendência no que se refere ao Projeto Mais Cultura, pois ela é a coordenadora, mas não compareceu à reunião.
O professor Erlando falou da reunião que teve com a professora Lívia Freitas Borges, atual Diretora da FE/UnB, falou dos trabalhos que executa fora do Campus da UnB como o FORMANCIPA no Pedregal e o Pós-Populares na Ceilândia, em parceria com o CEPAFRE, no Paranoá em parceria com o CEDEP e em Valparaíso, em parceria com professores (as) da rede municipal de ensino daquela cidade. A diretora Lívia pediu que a sala do CMV fosse transferida, pois a equipe da pós-graduação precisará das salas.
Quanto a situação da prestadora de serviço, professora Daniela Estrela, ela foi desligada com base na Resolução nº 05 de 2011 do Regimento Interno da UnB que não permite pessoas que não são do quadro administrativo de funcionários na universidade,sem os vínculos devidos.
Outro ponto discutido foi sobre os estagiários, o professor Erlando informou também que blosistas/estagiários que atuam no CMV-Ceilândia deveriam cumprir suas atividades no Campus, a opção é vir para o Campus ou serem desligados do estágio.
A professora Madalena Torres pediu para que a bolsista Kauanna verificasse com clareza a situação das bolsas dos estagiários Gabriel Blandim Soares, Lorena Lemos e Sátiro Soares, Kauanna informou que mesmo que a documentação atrase a bolsa é paga no dia previsto, ficou marcada uma reunião dia 31/03 – sexta-feira no CEPAFRE com todos os bolsistas e respectivos responsáveis para maiores esclarecimentos, também deverão estar presentes o professor Gilberto, a professora Madalena e a bolsista Kauanna.
A professora Leila Maria falou da importância do relatório final, Kauanna argumentou que o relatório técnico é realizado. A professora Maria Luiza destacou a importância dos estagiários fazerem o relatório para relatar os elementos que demonstram as aprendizagens no trabalho realizado.
Foi informado pela à Kauanna sobre o Edital do Programa de Iniciação Ciêntifica – PROIC com bolsa do Conselho Nacional de Pesquisas – CNPq, também informou sobre o trabalho do CMV em parceria com o CEDEP.
A professora Maria Luiza externou a preocupação quanto à transferência das 246 pastas que estão catalogadas no CMV, enfatizou que deve ser uma transferência que respeite a ordem, o tratamento do conteúdo de cada caixa e principalmente a dimensão do trabalho, questionou como será a divisão do espaço.
O professor Erlando informou que a professora Patrícia Pederiva deixará a coordenação do portal dos Fóruns de EJA do Brasil, será necessário aguardar a chegada de um (a) novo (a) coordenador (a) que a substituirá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário